Aula de Canto #5: Cansada e acabada

Interessante que hoje eu tive a aula mais curta desde que comecei no curso e, ao final, eu olhei para minha professora e disse: “Caramba, eu tô CANSADA”. E qual a razão desse cansaço todo?

Bem, tirando o fato de que eu cheguei atrasada e nervosa porque não consegui encontrar um lugar pra estacionar e ainda estou aprendendo as manhas da ~direção automobilística~, hoje focamos naquele aspecto que já comentei em algum relato anterior: o fato de que eu faço um voz fake pra cantar (o que, segundo Josi, todo mundo faz e agora estou parando pra perceber isso) e que preciso exercitar minha voz de verdade. Isso apareceu nos aquecimentos/vocalizes, quando a teacher me fez perceber que, dependendo da técnica usada, eu conseguia fazer com minha voz normal ou não, do tipo: se o vocalize for a boca chiusa (boca fechada com o som saindo pelo nariz) eu consigo fazer com tranquilidade; porém, se for um vocalize que se pareça mais com um canto, tipo o vocalize de “Ma”, já acontece aquela quebra em que minha voz passa de normal para manhosa. Deu pra entender rs? E logo quando ela comentou isso, uma conclusão me atingiu like a wrecking ball: minha dificuldade é psicológica. Psicológica, mental, inconsciente, emocional, chame como você quiser: mas definitivamente não é biológica. Daí tiramos 2 conclusões:

1. Minha professora confia 100% na minha capacidade de conseguir alcançar meu potencial (o que indica que ele realmente existe!);

2. Minhas inseguranças em relação a cantar são maiores e piores do que eu pensava.

Dito isso, ela me introduziu um vocalize bastante interessante: o vocalize para a vogal “O”. E essa sem dúvida foi a parte mais divertida da aula, já que ela passou vários minutos insistindo pra que eu fizesse um “O” dicumforça, como se eu “tivesse num protesto e quisesse que minha voz fosse ouvida sem gritar”. Sério, tem como NÃO amar minha professora depois disso? E o detalhe é que essa tática doida realmente funcionou e eu consegui soltar um grito que não era grito mas que a deixou mais satisfeita. Ah, outra coisa na qual ela tem insistido bastante é a questão da pronúncia das vogais. Eu nunca achei que isso fosse tão importante, mas hoje, após ela insistir pra que eu fizesse “boca de O”, eu resolvi perguntar o porquê de se praticar isso. A resposta não poderia ser outra: pra que a gente cante melhor e, principalmente, pra que os ouvintes consigam entender com clareza o que a gente tá cantando, óbvio! De fato, eu já escutei c e r t a s cantoras e simplesmente não consegui entender o que elas estavam falando e isso é bem… incômodo. Que bom que estou aprendendo até nessa questão, que é mais um detalhe que faz a diferença! (;

Para completar a aula, cantei Who Knew algumas vezes e tentei fazer o refrão com toda a força que pude para que minha voz natural saísse e também prestei atenção em respiração e na pronúncia das vogais e em como minha voz natural estava saindo desafinada e estranha e “Meu Deus, essa é minha voz?” e eu ainda não acredito que preciso melhorar tanto na minha voz normal e foi por isso que eu olhei para Josi e disse “Caramba, eu tô CANSADA” ao final de tudo. Compreensível, acho.

Mas esse cansaço não foi daqueles que paralisam de desânimo, mas um cansaço físico e emocional mesmo. Parando pra pensar, eu estou descobrindo que a voz que uso para cantar na verdade é falsa e que minha voz verdadeira precisa ser trabalhada IMENSURAVELMENTE mais do que imaginei. Alguém pode dizer que meu mundo está de cabeça pra baixo e essa pessoa não estaria completamente errada. De fato é desanimador ver o quanto eu preciso melhorar além do tanto que eu já imaginava que tinha que melhorar. O lado bom é que não existe prazo para que isso aconteça e esse é basicamente meu único consolo. Isso e o fato de eu saber que é possível me tornar a cantora com a qual sonho todos os dias.

Deixe um comentário

