Playlist: 31 Músicas Natalinas e Mágicas

Ah, o Natal. Sei que existem pessoas que não gostam muito da festa ou do que ela representa, mas eu, particularmente, amo muito tudo isso! As decorações, as músicas, a família reunida, os bons sentimentos que afloram, as comidas (CLARO), a celebração do nascimento do Salvador… e, sem dúvida, as músicas!

Eu nunca fui muito fã de músicas natalinas até ano passado. Até tinha uns álbuns no computador, mas preferencialmente não os escutava por motivos irrelevantes, até que… Kelly Clarkson lança um álbum natalino e eu me apaixono completa e perdidamente por ele. Com o Wrapped in Red, meu interesse por músicas de Natal foi criado e, hoje em dia, já não imagino passar meu dezembro sem elas. Sendo assim, estou iniciando hoje a Playlist 31 Músicas Natalinas e Mágicas, que funcionará da seguinte forma: uma música por dia durante os 31 dias de dezembro! Ok, isso já era meio óbvio pelo nome (rs), então a surpresa ficará por conta de vocês, caros leitores! Vocês terão a oportunidade de me dizer quais são suas músicas natalinas favoritas e, além de espalhar amor e magia através disso, quem sabe alguma delas não entra na nossa playlist? 😉

Sem mais delongas, vamos começar os trabalhos *like a Papai Noel colocando os presentes para entregar às criancinhas*!

1. Kelly Clarkson – Have Yourself a Merry Little Christmas

A primeira música não poderia deixar de ser uma das minhas favoritas do álbum que iniciou tudo isso. Have Yourself a Merry Little Christmas é minha preferida por vários motivos: o trabalho vocal impecável de Kelly e seus belos falsetes; a letra linda que fala sobre as coisas boas que o Natal traz; os arranjos que parecem que foram tirados de um musical infantil da Disney… e tudo isso faz com que essa canção seja simplesmente mágica. Para mim, ela representa toda a magia do Natal, e é exatamente isso que a gente espera de uma música natalina, não é verdade? Impossível escutar e não me arrepiar.

2. She & Him – Christmas Day

Essa é o tipo de música que eu escuto e fico pensando: “Onde danado eu já escutei isso antes?”. A probabilidade me diz que em algum filme ou seriado sobre o Natal americano, mas o fato é que Christmas Day, em versão fofíssima de She & Him, tem algumas frases que representam como me sinto em relação a esse período tão lindo, especialmente o mote: “Eu nunca serei tão velha para sentir a emoção do dia de Natal”. Verdade. ❤

3. Mariah Carey – All I Want For Christmas is You (sugestão do leitor Philipe Campelo, a.k.a. meu BFF <3)

Claro que não poderia faltar esse clássico das canções natalinas na nossa playlist, não é mesmo? Há 20 anos, All I Want For Christmas Is You é um dos sinais de que a época mais linda do ano chegou. E que esse é o período ideal para se apaixonar.

4. Kelly Clarkson – Underneath The Tree

Ainda no clima de se apaixonar no Natal, vamos com Kelly Clarkson e sua felicidade por finalmente poder passar a festividade com seu amado! Interessante como muitas músicas natalinas correlacionam o Natal à conquista ou reconquista do amor desejado. Não existe ligação lógica para tal, mas dentro de mim consigo entender essa esperança e desejá-la para mim também, com toda a força de um novo amor.

PS: Underneath The Tree foi o primeiro single do álbum natalino da Kelly, Wrapped in Red, e ganhou o lyric video mais fofo e magicamente natalino de todos! ❤

5. Michael Bublé – Winter Wonderland (sugestão do leitor Philipe Campelo)

O primeiro representante masculino desta playlist não poderia ser ninguém menos que o divo e muso Michael Bublé, não é verdade? ❤ Diretamente retirada de seu álbum natalino (criativamente chamado de “Christmas”), Winter Wonderland tem aquela vibe jazz deliciosa característica de músicas natalinas que faz nosso amor por esse “estilo” crescer a cada ano. Manda mais, vida!

6. Jars of Clay – Hibernation Day

Claro que não poderia faltar minha banda favorita nesta listinha! O Jars of Clay já é conhecido das músicas natalinas faz tempo (eles têm 1 álbum e 1 EP com o tema), e esta é uma das minhas favoritas: cheia de romance, propostas irrecusáveis e um jazz leve e delicioso. Como não amar?

7. Scott Bradlee & Postmodern Jukebox – The First Noel (indicação do leitor Eric Leuthier)

Se você não conhece algo chamado Scott Bradlee & Postmodern Jukebox, primeiramente pare tudo que está fazendo e clique aqui para conhecer um dos melhores canais de música do Youtube. Escutou? Se apaixonou? E se eu te disser que eles lançaram um álbum natalino recentemente e que ele está completinho no Spotify pra você aproveitar, que nem eu fiz sob indicação do meu queridinho Eric e jamais me arrependi? Aqui na playlist natalina do Fatia de Música é só boa nova, é só alegria! ❤

PS: Eu tenho quase certeza de que já escutei essa música em português mas não consigo lembrar como é a versão rs. Me ajudem!

PS2: Não encontrei nenhum vídeo com a música para postá-la aqui mas ela já foi adicionada à nossa playlist no Spotify! É só dar o play abaixo. :3

8. Marcos Almeida – Biquini de Natal

Sim, tem música brasileira na playlist do Fatia também! Estava eu bisbilhotando meu feed do Instagram quando descubro que Marcos Almeida (f.k.a. ex-vocalista do Palavrantiga) lançou hoje uma música natalina, que também é seu primeiro registro da carreira solo. Vou ao Spotify, escuto a canção e percebo que não haveria melhor opção para a música de hoje. A melodia é leve, uma baladinha deliciosa com um arranjo belíssimo de cordas e alguns detalhes que nos lembram de que se trata de uma música de Natal e, como tal, possui uma festa, um sentimento e um Salvador.

PS: Eu estava no evento deste vídeo acima!!!!!1111 ❤

9. She & Him – Sleigh Ride (indicação do leitor Marcos de Oliveira)

Outro clássico das músicas natalinas que possui 59504945945 versões que podem ser consumidas a gosto do ouvinte. No meu caso, escolhi a versão dos lindos do She & Him pois ela captou exatamente o espírito da canção e de filmes natalinos da Disney, cheios de magia e coisas fofinhas, e tudo isso com um toque vintage. Como não amar?

PS: Eu simplesmente estou apaixonada pela letra dessa música. Me senti mais feliz só de lê-la! ❤

Vale a pena amar também:

10. Andy Williams – It’s The Most Wonderful Time of The Year 

Acho que a frase que dá título a essa música representa bem o que várias pessoas sentem durante a época natalina. Adicione a isso uma voz galante e uma melodia de jazz grandiosa e você tem um clássico das canções de Natal americanas!

11. Ariana Grande – Santa Tell Me

Ariana Grande não é exatamente o que eu chamaria de “minha cantora preferida da nova geração” mas devo admitir que esse lançamento natalino dela para este ano ficou irresistivelmente delicioso e grudento. Sim, a música vai ficar na sua cabeça. E sim, vai valer a pena.

12. Train – Shake Up Christmas

Ainda no clima pop, trago esta canção que também me dá a impressão de que já a escutei em algum lugar que não consigo lembrar qual é. Ela é uma original do Train, portanto a possibilidade de ser regravação de algum clássico está descartada. Eu conheci Shake Up Christmas graças a essa nova mania do Youtube de enfiar vídeos goela abaixo automaticamente e devo dizer que gostei bastante. Uma melodia gostosa e catchy, como toda música pop deve ser.

13. Leigh Nash – Eternal Gifts (sugestão do leitor Zee Giesbrecht)

Leigh Nash, também conhecida como ex-vocalista do Sixpence None The Richer, é conhecida por sua voz doce e calma. Agora imagine tal voz em uma música natalina com violão, violino e uma letra profunda, sensível e linda. Não tinha como eu não me apaixonar, especialmente pela temática da canção: a gente pode ter bons sentimentos com o clima natalino uma vez por ano, mas a verdadeira mudança interior acontece através de presentes eternos que o Salvador traz todos os dias.

Santa knows what I want for Christmas
But Jesus knows what I need

14. Casting Crowns – O Come All Ye Faithful (sugestão do leitor Eric Leuthier)

Também conhecida como “Ó, Vinde Adoremos”, essa versão deliciosa de mais um clássico do hinário natalino (?) americano possui arranjos belíssimos com direito a violão no começo e até flauta no final. Essa canção está inclusa no álbum “Peace On Earth” do Casting Crowns e eu simplesmente estou apaixonada por ele. Há a possibilidade de ele alcançar o posto de segundo álbum natalino favorito pra mim e isso mostra o quanto estou gostando da coisa toda. Arranjos belos, melodias lindas, vozes inspiradoras e letras que falam daquilo que mais importa pra mim: Ele.

15. Idina Menzel feat. Michael Bublé – Baby, It’s Cold Outside

Como comentado na review do Wrapped in Red, essa canção ficou famosa através de um filme chamado Neptune’s Daughter e, apesar de não falar especificamente do Natal, se tornou um clássico das canções do período com seu clima de sedução e seu diálogo empolgante. A versão escolhida para a nossa playlist é a de Michael Bublé e Idina Menzel, presente no álbum natalino da Elsa de Frozen cantora, Holiday Wishes, e instantaneamente um deleite para os ouvidos (e para os olhos com um clipe que quebrou todos os recordes de fofura de 2014).

16. Elvis Presley feat. Martina McBride – Blue Christmas

Blue Christmas é outra que eu estava ansiosa para inserir aqui na playlist, já que eu simplesmente adoro essa música e encontrei uma versão na voz do muso Elvis Presley. Quando encontrei este vídeo abaixo alguma coisa me pareceu fora do lugar, já que ele era antigo (claro, Elvis estava nele) mas a cantora (Martina McBride) não parecia… antiga. Após alguma pesquisa descobri que o motivo é porque a gravadora relançou o álbum natalino do Elvis em 2008 (Christmas Duets) e, para promovê-lo, inseriu a Martina, que é viva e um dos maiores nomes do country americano atual, em um vídeo dos anos 60. Sim, eu ainda estou impressionada com isso, especialmente porque a coisa toda ficou quase 100% perfeita. E o dueto ficou lindíssimo.

Making of do vídeo:

17. Diante do Trono – Aleluia de Handel

Ok, esta adição não é exatamente uma canção do período, porém ela foi belamente interpretada pelo coral lá da igreja hoje e eu vi potencial natalino na coisa, por isso que está aqui! E se pararmos para verificar a letra, ela se refere ao nascimento de Cristo também. Ou seja: Natal. A versão do Diante do Trono foi escolhida porque eu aprendi este clássico através do CD Príncipe da Paz deles. Destaque para a performance vocal de Ana Paula Valadão, mostrando todo o seu poder de soprano. Saudades Old DT.

18. Coldplay – Christmas Lights

Essa música simplesmente representa a perfeição pra mim: minha banda favorita cantando sobre um das minhas tradições favoritas da minha época do ano favorita. E o clipe, todo em plano-sequência, ainda é um deleite visual e um dos melhores do Coldplay. Muito amor pra uma canção só! ❤

19. The Ramones – Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)

Descobri essa música através de um dos meus filmes natalinos favoritos: Um Natal Muito, Muito Doido (gente, sério, é um clássico!) e imediatamente me interessei por ela pois ainda não tinha visto uma banda de rock mais pesado com uma música natalina. Acho que esse sentimento de não querer brigar na noite mais brilhosa do ano é geral e todos nós podemos nos identificar com ele!

20. Frank Sinatra – Jingle Bells

Essa NUNCA poderia faltar! Também conhecida como “Bate o sino pequenino, sino de Belém”, esse clássico ganhou uma conotação religiosa aqui no Brasil, mas em sua versão original fala simplesmente sobre um passeio a trenó. Não entendi muito bem por quê ela é tão famosa, mas o fato é que um clássico nunca sai de moda.

21. Arianne – Dai Louvores (indicação do leitor Eric Leuthier)

Ao nos aproximarmos do grande dia, vou focar em canções que celebrem o verdadeiro sentido da grande festa: o nascimento do Salvador! Não conhecia essa cantora, mas confesso que amei sua voz doce, afinada e forte nos refrões. Também gostei da música em si e compartilho desse sentimento de adoração ao Rei de Israel!

22. Pentatonix – Mary, Did You Know?

Eu não sou muito fã de a capellas e quando escutei essa música pela primeira vez, há algum tempo, achei a coisa toda muito estranha. Mas, ao conhecer esta versão do Pentatonix, me apaixonei com o arranjo grave e a batida cheia de pop. E a letra dessa música? Pura adoração ao Grande Eu Sou!

23. Jars of Clay – Little Drummer Boy

Eu não queria repetir artistas na playlist mas desta vez realmente não deu. Eu conheci esse clássico através do Jars of Clay há muuuitos anos e inicialmente achei que a música era da minha segunda banda favorita! SÉRIO! Hoje sei que Little Drummer Boy é um clássico que não pertence a ninguém, mas continua sendo uma música do Jars que eu adoro! ❤

24. Sixpence None the Richer – Angels We Have Heard on High

Havia muitas opções para a música do grande dia, então optei pela escolha mais simples: a canção que me enviaram em 2011 e que se tornou um hino para mim desde então. Vocês provavelmente a conhecem como “Glóóó-óóóó-óóóória”, mas eu conheço como a música com a voz doce, a melodia mais agradável e o clipe mais lindo do universo, contando a história do aniversariante do dia de uma forma fofa e singela. Só preciso assisti-lo para lembrar que o maior presente realmente já veio a nós: a capacidade de dar glória nas alturas tendo paz com o Eterno Deus. Feliz Natal a todos! ❤

Continuem mandando suas sugestões de canções natalinas para a nossa playlist! Já anotei as que vocês enviaram e estou conferindo para inserir as melhores aqui! ❤

Deixe um comentário

