Aulas de Canto #9: Hoje eu cantei no microfone

Hoje foi a última aula de canto de 2014.

Quando me dei conta disso, confesso que fiquei bastante frustrada já que a gente nem chegou nas 10 aulas neste ano e… nossa, É TÃO BOM! Não queria deixar de ter por causa do recesso, mas um descanso sempre faz bem a todos nós.

Assim que entrei na sala esta foi a visão que tive:

fotofatia2

O baldinho é pra mostrar que aqui no Fatia a gente é gente como a gente (q).

Este instrumento alvo de muito amor estava lá pois no próximo domingo (21/12) acontecerão as Audições, um evento em que a escola aluga um teatro para seus alunos se apresentarem, e algumas pessoas têm ensaiado na mesma sala que eu. Agora considerem que eu sempre adorei microfones, palcos e performances. Quando eu vi essa imagem da foto foi tipo… “MEU DEUSSSSSSSSS! <3” e eu não pude resistir à urgência de pegar o microfone e me sentir uma estrela na frente do espelho. Josi me olhou como se eu fosse completamente lunática, mas cada segundinho daqueles momentos valeu a pena.

Hoje na respiração tentamos o S, o Z, o G e rolou até um V! Interessante como a coisa vai ficando mais difícil à medida que você muda as vogais. Com o S já estou até conseguindo passar um tempinho legal soltando a respiração, mas com as outras já é uma história diferente rs. Inclusive, falando em respiração, semana passada não teve aula por causa do feriado e eu inventei de fazer uma ~singing session~ aqui em casa… que durou 1 hora, eu mal usei a respiração durante sua execução e acabei com 2 dias de garganta EM FRANGALHOS. Eu não sei como eu não fiquei doente de verdade, já que ela realmente estava baaaaaaastante inflamada, mas graças a Deus já estou quase 100% recuperada dessa, ahn, loucurinha básica de uma pessoa que simplesmente ama cantar. :~ #DesculpasEsfarrapadasDaManu

Na hora dos aquecimentos e vocalizes eu peguei o celular para gravá-los, a fim de poder treiná-los em casa, ação que Josi terminantemente desaprovou. Segundo ela, eu simplesmente não vou saber se estou fazendo certo ou errado e posso acabar prejudicando as pregas vocais por, de repente, ir muito agudo num dia em que elas não estejam tão bem. Após uns 5 minutos de comentários a respeito (todos muito válidos!), eu acatei a sugestão e apenas gravei os aquecimentos mais bááásicos, e todos na voz dela. Nessa mesma conversa ela me sugeriu praticar bastante o canto utilizando a respiração diafragmática durante o nosso recesso (que será de umas 3 semanas). Segundo ela, se eu voltar dessas férias com isso melhorado vai ser muito bom, então quando cheguei em casa já fui praticar, lógico! Não é fácil, especialmente se a nota for muito alta e a letra for muito intensa, mas a gente tenta, afinal, temos que chegar ao nível da Kelly Clarkson, não é mesmo?

Mas calma, caros leitores, pois a melhor parte da aula vem agora. Anteriormente Josi tinha me falado para levar uma rolha a fim de treinar dicção. Bem, hoje eu levei. E usei. Eu quero que você separe 5 segundos e imagine a minha pessoa fazendo vocalizes com uma rolha entre os dentes. Ah, considere que os vocalizes são “CRIIS, CRIIS, CRIIS / CRAS, CRAS, CRAS / CROS, CROS, CROS”. E lembre-se de que eu estou fazendo isso olhando para mim mesma no espelho. Não, eu não sei como eu não tive uma crise de riso eterna (acho que foi o desespero pra ficar boa logo rs), só sei que tentei fazer lá os vocalizes bizarros e foi bem divertido e eu gostei da atividade. Ah, considere agora que eu RECITEI Morada com a rolha entre os dentes depois disso. #Momentos

Falando em Morada, ~finalmente~ chegou a hora de usar o bendito microfone, né? Primeiro Josi perguntou se eu sabia pegar no instrumento e eu tive aquele feeling de “OI ÓBVIO”, mas aí ela me ensinou que o negócio se usa ou exatamente na frente da boca ou na diagonal, não na vertical e também não com a boca colada no instrumento, já que isso impossibilita que você articule corretamente as palavras e, bem… é MUITO nojento, né, gente? Germofóbica com orgulho! Cantar sabendo que sua voz vai sair mais alta que o normal e que outras pessoas poderão te escutar pode ser bem ASSUSTADOR, mas como Morada é a música com a qual mais tenho facilidade até que consegui. Não sei, acho que hoje eu estava mais determinada que o normal. E fiquei feliz pois fiz o primeiro refrão, saiu a voz fake, fui fazer de novo e saiu a voz verdadeira (ou algo do tipo). Ou seja: esse negócio de soltar a voz… talvez não seja um mito. Talvez isso realmente aconteça e seja INCRÍVEL quando acontecer.

E assim terminamos as aulas de canto em 2014. Honestamente não estou com um feeling de término porque, nossa, parece que foi ontem que eu comecei. E como retrospectiva dessas… 10 últimas semanas (já que em 1 não houve aula), comento que já tenho percebido algumas melhoras na afinação, na força da voz, na própria questão de colocar a voz em modo cantar mais facilmente. São mudanças que podem ser até imperceptíveis para o ouvinte mais distraído, mas eu, autocrítica e detalhista ao extremo, percebo é tudo. E ao mesmo tempo que me frustro, pois ainda há MUITO a ser feito, fico feliz por ver que não estou mais no nível lá da Aula de Canto 1 e a esperança do que posso vir a ser no futuro me enche de determinação e coragem.

Enquanto me encaminhava para ir embora, e após trocarmos os tradicionais votos de fim de ano, eu disse a Josi: “Em 2015 muitas coisas boas vão acontecer nesta sala”. Josi disse “Amém”. E eu fechei a grade da escola feliz e sonhando com o futuro, sabendo que essa frase é um desejo, mas também uma certeza para mim.

fotofatia

Em 2015, prometo trabalhar para que cenas como essa acima sejam mais comuns, de preferência em um palco! #ManuParaPrefeita

PS: Com isso, encerramos as atividades da seção “Aulas de Canto” e retornaremos com a nossa programação normal em 05 de janeiro de 2014! Obrigada a todos que têm acompanhado, comentado, participado e, principalmente, se identificado com as loucuras que posto após doses viciantes de aulas de canto. Se preparem para as coisas boas de 2015 e continuem comigo nessa aventura! ❤

Deixe um comentário

