Aula de Canto #13: “Você está melhorando!”

aulacanto13

*Considerem que eu escrevi o texto na quinta-feira e era para ele ter ido ao ar na quinta-feira se eu não tivesse enviado o arquivo errado do meu computador do trabalho. #VidaDaManusinia*

Cá estava eu planejando como seria minha quinta-feira quando uma lembrança me fez ficar em choque: a próxima aula de canto seria hoje! Como há 2 semanas atrás eu ainda mal podia falar após a cirurgia de sisos, adiamos a aulinha e conseguimos remarcar para hoje. Fui menos empolgada do que o normal por motivos óbvios: eu ainda nem tinha conseguido absorver tudo que aconteceu na segunda passada! De todo modo, aulinha de canto é sempre bom em qualquer dia da semana, né? Começamos com a respiração diafragmática e fiquei feliz porque consegui guardar bastante ar quando soltei em “S”! Isso quer dizer que meu bucho tá se expandindo do jeito mais positivo possível: meu diafragma está mais forte! Vemnimim, ar no bucho! E vale dizer que isso parecia um prenúncio do que seria a aula de hoje: foco na respiração.

Fizemos o aquecimento em “BRRRR” *lábios com frio* e fiquei feliz também porque consegui executar direitinho, sem maiores ~problemas~. Não posso dizer o mesmo do aquecimento seguinte: lábio fechado como se eu fosse bocejar mas os dentes abertos internamente e um espaçozinho entre a mandíbula e articulação temporo-mandibular (????????///////). Parece zueira, mas foi algo do tipo mesmo! Eu chega fiquei dura na frente do espelho tentando fazer esse negócio e até agora não entendi bem o objetivo dele, mas isso me fez perceber que eu botei na cabeça que a respiração diafragmática só é para ser feita com a boca aberta, o que faz sentido se você lembrar que eu to aprendendo isso pra cantar e você canta com a boca aberta, né? #DescobertasDaManusinia

Depois passamos para um vocalize parecido com o de segunda-feira, sendo que só “MEIMAIMEIMAIMEI” e o primeiro problema apareceu: em vez de eu guardar o ar que puxei na respiração, eu solto de uma vez em cada “sílaba”, então acabo morrendo no final delas! Em resumo: é pra guardar melhor o ar que eu puxo na respiração, o que se mostrou absolutamente necessário quando treinamos R U Mine *emotions*. Teacher conseguiu pegar a melodia e quando ela fez no teclado, foi como se eu pudesse me ouvir cantando essa música pela primeira vez, afinal, na versão original tem 59472509 instrumentos ao fundo CAUSE IT’S FREAKING ROCK ‘N ROLL. Após cantar uma primeira vez, deu pra ver pela cara de Josi que ela chega estava incomodada com o tanto que eu respirei erradamente rs. Notícia boa: eu peguei TODAS as respirações do Alex Turner e faço igualzinho a ele *sabia que um dia algo nos uniria <3*. Notícia ruim: O ALEX RESPIRA MUITO ERRADO, MANO! Ok, é difícil criticar seu ídolo, mas o fato é que ele podia ter feito umas aulinhas com Josi antes de gravar o AM porque até respiração no meio de palavra tem. Teacher me disse que é para eu escrever na letra da música quais os momentos em que vou respirar, o que me parece meio chato bizarro. Será que não dá pra fazer mentalmente rs?

Ah, treinamos Morada também e eu fiquei SUPERHIPERMEGAFELIZ ❤ porque Josi disse que 1. estou melhorando 2. a voz fake está indo embora!!! 3. pude focar na forma (lembram?) e vi que esse negócio REALMENTE dá certo. Gente, é impressionante! Ou seja: jamais posso abandonar os exercícios com a rolha, né? Inclusive, no momento ~super~ grata a Deus por já me permitir ver os resultados do treino em casa. Isso ajuda PRA CARAMBA. Além disso, pude perceber melhoras na respiração, na força da voz e, principalmente, na calma. Agora eu consigo ficar mais tranquila nas aulas e isso tem se refletido na execução das músicas, mas principalmente no meu bem estar. Meu estômagozinho agradece. ❤

PS: Ainda sobre o ~foco na forma~, confesso que fiquei curiosa: será que dá certo com todo mundo?

TAREFINHA DE CASA: peguem uma música fácil e passem 20 segundos na frente do espelho cantando e focando na forma das palavras e me digam se o resultado ficou legal! Vai ter nota na próxima aulinha, hein? *bate com a régua na mesa*

Deixe um comentário

