Aulas de Canto #24, 25 e 26: Ensaios a todo vapor!

Hello, everyone!

Primeiramente, peço desculpas pelo sumiço, caros e queridos leitores. A vida, como sabemos, não tá fácil pra ninguém, e isso me impossibilitou de ter a criatividade necessária para expor aqui o que tem se passado nas minhas aulinhas. Vocês me perdoam? Se sim, cheguem mais que hoje vai ter compilado especial das 3 últimas aulas, a.k.a. ensaios com a banda, já que as Auditions se aproximam e o negócio tá ficando uma crocância só!

Se não, recomendo a leitura de Mateus 18:21-22 e depois a gente conversa (rs).

Ensaio 1

Já cheguei ~nervousa~ na escola pois sabia que finalmente iria conhecer minha banda! Gosh, eu não conseguia parar de pensar nisso. Fui psicologicamente preparada para conhecer as 3 pessoas que me fariam o maior favor do mundo e, ao chegar lá… fiquei aliviada pois só tinha 1 das 3 pessoas: o baixista. Henrique é um adolescente de aproximadamente 15 anos que chegou na minha salinha de aula sorridente e tímido. Ele disse que já tocava R U Mine na sua banda cover de Arctic Monkeys (!!!) e que não tinha ensaiado muito no tom que a gente tá fazendo (minha versão são 2 tons acima da original), ou seja: eu e Josie ficamos esperando algo mais ou menos, ainda no início, precisando de melhoras. Vale dizer que eu tive um pequeno surto antes de começar a cantar e precisei dizer:

-É que eu nunca cantei na frente de ninguém além de Josie, Henrique rs…

Sério, parece que existe uma barreira invisível que você precisa derrubar. E eu consegui. Comecei a cantar e já senti uma atmosfera diferente com o baixo, foi como se a vibe rock ‘n roll estivesse vindo à realidade (já que o ensaio com Josie é só no tecladinho). Foi lindo, you guys. Porém, mais lindo que isso foi Henrique L-A-C-R-A-N-D-O de primeira. Eu e Josie ficamos sem saber o que dizer, só sentir. O menino chegou dizendo que ainda tava aprendendo e simplesmente arrasou lá, me deixando mais segura em relação à apresentação. Ao final, agradecemos bastante a participação dele, e foram agradecimentos mais do que sinceros. Ah, teve um momento em que eu senti que ele estava curtindo a minha performance vocal e isso me deixou bastante feliz! (:

Ensaio 2

Desta vez ensaiamos no estúdio da escola e rolou aquela emoção de estar entrando em um estúdio pela primeira vez (assim, não é um estúdio de verdaaaaade mas tem a vibe à prova de som nas paredes, então a gente considera rs!). Mais uma vez só Henrique veio (sério vei te amo), porém contamos com a participação de Maurício, um professor de guitarra sensacional lá da BL, o que me fez sentir ainda mais a vibe rock ‘n roll all nite! E, caros leitores, devo dizer que ~FINALMENTE~ entendi por que tanta gente inventa essa história de estar em banda: o negócio é BOM! Os erros, as tentativas de melhora, a atmosfera de estar fazendo música… nossa, achei tudo divertidíssimo e delicioso! Inclusive, QUERO MAIS haha! Interessante notar que eu fiquei menos nervosa com mais gente no recinto, afinal, tinha horas em que guitarristas e baixistas tentavam resolver suas divergências e eu ficava lá, com o microfone na mão, apenas observando. Inclusive, HELLO MICROFONE! Desde dezembro que eu não pegava num bichinho desse, tava com saudade de segurar um de verdade (já que os imaginários continuam comigo todos os dias -q) e devo dizer que é bom finalmente poder começar a transformar em realidade minhas performances com o instrumento. Inclusive, seguem fotos do ocorrido:

eusinging

(“Pose de artista”, segundo minha amiga)

eusinging2

cara_de_roqueira_gótica.jpg

Ensaio 3

Adivinhem o que aconteceu nesta semana? Henrique foi… e o guitarrista também! João Pedro (que eu chamei de Lucas ao final da aula claramente devido ao uso de entorpecentes) chegou para a nossa singela banda e já curti o garoto, simpático e na dele. Prof. Maurício acompanhou tudo, já que Josie não pode comparecer ao ensaio, e devo dizer que tô apaixonada pelo trabalho desse professor. Ele não só arrasa na guitarra em si como tem uma didática super tranquila e divertida. Sério, dá gosto ficar perto dele. Tio Maurício, virei sua fã! Inclusive, dito docente ainda deu uma canjinha na bateria, o que fez com que a vibe rock ‘n roll ficasse 90% completa. E, minha gente… que VIBE. Foi TÃO mágico quando a bateria entrou, sério. Alguma coisa aconteceu comigo e eu automaticamente liguei o “dane-se” e comecei a me sentir mais livre para performar e viver aquele momento. It was SICK, e no melhor sentido possível. Meu Deus, eu quero sentir isso sempre. Manda uma banda pra mim, Senhor! :~ #BandForManusinia

Percebam que não comentei precisamente sobre a parte vocal da coisa porque… a novidade de ensaiar com a banda tem sido superior às dificuldades que eu ainda tenho nesse aspecto, sabem? Na verdade, eu posso topicalizar esses probleminhas em 2 palavras: respiração e jazz. Respiração porque a gente tem que manter as tradições e jazz porque tenho tentado incorporar entonações do gênero na performance, o que deixa as coisas mais gostosinhas. Adoro! Ah, vale dizer que tenho melhorado na respiração e a quem devo a culpa disso? Tia Kelly ~FREAKING~ Clarkson! Sério! No novo álbum da Kelly, o Piece by Piece (tem informações sobre ele aqui e aqui e review aqui), as respirações dela ficaram bem audíveis nas faixas de áudio, então o que eu tenho feito? Acompanhado a frequência de respiração dela, lógico! Quando Kellyzuda respira, eu respiro! E isso me fez aprender na prática que, realmente, a gente tem que pegar o ar um pouco antes de o verso começar. Não vale pegar o ar e já morrer cantando, entenderam? Tem que inspirar, guardar o arzinho na barriguinha e só depois soltar a voz. E COMO isso faz diferença! É o segredo que eu tenho usado em R U Mine e tem dado super certo. Glória a Deus por isso! (:

E é isso, amores! Espero que tenham curtido este intensivão-vestibular-feelings sobre as aulinhas e espero que ele ajude vocês em alguma coisa! Ah, um beijo especial para o leitor Vítor, que me enviou o e-mail mais lindo de todas as Galáxias semana retrasada e me fez a blogueira-aspirante-a-cantora mais feliz de todas! ❤

~Palavrinha em inglês do dia~: “Rehearsal”, essa coisa que eu tenho feito toda semana e chamo de “ensaio”.

~Musiquinha do dia~: Porque finalmente parei pra escutar o álbum do Vineyard (Ao Vivo no Hangar) que comprei em Janeiro e cada vez gosto mais dele. Que delícia de CD de louvor e adoração, cheio de melodias gostosas e letras que levam a gente a pensar nas coisas do Céu. Recomendo muito! Uma das minhas favoritas dele (e da vida) é esta:

2 comentários sobre “Aulas de Canto #24, 25 e 26: Ensaios a todo vapor!

  1. Vítor disse:

    Poxa, eu que devo deixar um beijo especial, pelas suas belas palavras, Manu! Hahah

    Tenho que concordar 300% com tudo o que você falou. Ensaiar com o professor, no teclado/violão é legal, mas é uma coisa completamente diferente de ensaiar com uma banda. É uma energia tão mais… Não dá pra explicar. Sabe aquela coisa clichê de “sentir a música”? Então!

    E sim, estar em um estúdio é tão mágico (onde nós treinamos também não é exatameeente um estúdio, mas tem essa parte de isolar o som, então tá valendo hahah), os equipamentos… Ainda tá pra chegar o dia em que vou entrar lá e conseguir ligar o microfone (sempre esqueço alguma coisa: mudar os níveis de volume, ligar a caixa de som, ligar a extensão, ligar na tomada (!!)… ) mas dá pra se sentir bem Rockstar por uns minutos. É mágico, e você sai renovado, não é?

    Boa final semana, Manu, e bom ensaio pra vocês!! 😀

    Curtir

    • Manuela Moraes disse:

      Vítor, que alegria seu comentário por aqui! ❤

      Pois é, tem muito isso de "sentir a música" mesmo! É impressionante como muda a vibe, muda o sentimento, muda a sensação… é mágico demais. Amo muito!

      Sobre ligar o microfone direito: menino, pense numa coisa que eu não sei NADA! Porque a professora liga lá na hora, sabe? Mas eu olho pra caixa, pra aquele monte de cabinho e não faço ideia do que executar haha! Um dia eu aprendo! E que bom que vc já tá aprendendo, isso é massa pro seu aprendizado, né?

      É mágico, a gente sai renovado e sempre querendo mais! Por isso que eu amo esse negócio de música. :3

      Obrigada, querido! Bons ensaios pra vc também!
      Ah, minha Audição é neste sábado. Deseje-me sorte! :*

      Curtir

Deixe um comentário

