Diário de uma Concurseira: Semana 1

Pois é, finalmente aconteceu. Aquele momento em que você levanta o braço, olha esperançosamente para o céu e diz: Eu vou estudar para concurso. Eu vou estudar disciplinas que nunca vi na vida e outras que não estudo há quase 10 anos. Eu vou lidar com leis gigantescas e que nunca fizeram absolutamente nenhuma diferença pra mim. Eu vou me concentrar mesmo sendo absurdamente distraída. Eu vou me esforçar mesmo precisando de uma absurda força de vontade. E, mais do que “eu vou”: eu quero.

E, para me ajudar nessa missão única e digna de filmes clássicos do 007, decidi registrar cada dia dessa aventura e, assim, criar o Diário de uma Concurseira. A proposta não é mostrar que vou arrasar todos os dias (porque não vou) nem enfeitar quando a distração e a preguiça tomarem conta (porque elas irão). A ideia desses posts semanais é não só externar meus sentimentos e registrar cada passo dessa jornada, mas também mostrar que: não precisa ser ruim. O caminho de concurso público tem fama de ser maçante, chato, entediante e dominar a mente dos concurseiros ao ponto em que eles vivem isso 24 horas por dia. Eu quero mostrar que não precisa ser assim: cansativo certamente será, mas também pode ser divertido, criativo, belo. Feliz. E se eu me tornar uma dessas pessoas das quais ninguém quer estar perto, por favor me avisem para eu jogar os livros pra cima e ir caçar Pokémons na Jaqueira!

Tá estudando pra concurso também? Ou tentando criar coragem para começar? Quem sabe a gente não se ajuda? Deixa um comentário aqui ou em algumas das minhas redes sociais e vamos trilhar esse caminho juntos! 😉

LET’S DO THIS!

Dia 1 – 03/08/2016

Meu cronograma diz que devo acordar às 9h, levantar às 9h30 e começar a estudar às 10h30, o que ficou um pouco comprometido visto que, quando levantei, já eram quase 11h. A culpa foi minha mesmo, mas provisoriamente culparei a crise de rinite eterna que tem me atacado há dias e me faz ficar toda agoniada e mole. Levantei, me organizei e consegui estar com o bumbum na cadeira ao meio-dia. Yay. Comecei com a primeira disciplina do meu ciclo de estudos: Português, e fiquei feliz por conseguir me concentrar e acertar o gabarito de todas as questões propostas. Não estudei 1h30 mas estudei 1h: já me dou por satisfeita. Parei, almocei e fui assistir Good Morning Call porque concurseiro também é nerd e gosta de série japonesa.

O retorno era pra ser às 15h30 e acabou sendo às 16h. A disciplina da vez era Direito Administrativo, uma das minhas favoritas, então eu deveria estar empolgada, mas o fato é que minha cabecinha estava em outro lugar e assim continuou durante todo o estudo, que foi de, efetivamente, uns 45 minutos. Percebi que preciso organizar meu material dessa matéria pois o livro que estou utilizando, apesar de excelente, tem 1300 páginas e lê-lo por completo não faz parte dos meus ~life goals~. Parei às 17h e fiquei deprimida no computador pois não veria meu amorzinho hoje, mas o Senhor foi bom e permitiu que não só nos víssemos como entrássemos pela primeira vez em nosso carrinho, juntinhos e felizes, como sempre sonhamos. Os últimos dias têm sido de muita gratidão, alegria e reflexão e eu tenho certeza de que eu e meu estimado príncipe tivemos um aprendizado valioso durante esses 6 meses de renúncia, adaptação e coração apertadinho. Que seja bom para nós e que seja glória para Deus!

Tempo total de estudo: 1h45 (ok, precisamos melhorar)

Dia 2 – 04/08/2016

Se o primeiro dia foi bem capenguinha, o segundo dia foi negação total: não estudei nada, absolutamente nada. Acordei tarde, perdi o cronograma, me distraí e só pra colocar uma cerejinha em cima desse bolo do fracasso, estou com TPM e me deprimi com cada coisinha que está errada na minha vida. O lado bom foi que teve PG e PG é renovo de forças, é alegria, é benção demais. E não posso dizer que acabei o dia sem nenhum senso de realização e autossatisfação pois capturei vários Pokémons e cheguei ao nível 5 do PokémonGo!!!1111

Se minhas habilidades como treinadora de monstrinhos virtuais me farão passar em um concurso ou não, só o tempo dirá.

Tempo total de estudo: um saldo maravilhoso de ZERO horas

Dia 3 – 05/08/2016

Hoje o dia começou bem pois tive aula de Português com a diva inspiradora Vanessa Alves. Aliás, todas as professoras do meu cursinho (Todas as Disciplinas Básicas, no Espaço Héber Vieira) são absolutamente incríveis e eu babo em todas as aulas. Com essa, não foi diferente. Babei, prestei atenção, tirei dúvidas, quase nem pensei em Pokémons e quase nem vi a hora passar. Mas ela passou, eu fui para casa e precisei descansar pois à noite haveria vigília lá na igrejinha e ela iria até as 6 da manhã do sábado. A noite foi basicamente preparação para a vigília e eu e meu estimado príncipe no dito evento, ou seja: o estudo da sexta foi a aulinha. Tudo bem pois a concentração foi de 99% (pessoas distraídas sempre mentirão se afirmarem 100%) e a esperança de fazer melhor ficou para a próxima semana. Esperemos, torçamos e oremos.

Tempo total de estudo: meu tempo na aula de Português, que foi de aproximadamente 2 horas

Gostou? Se identificou com algum relato de concurseira? Tá torcendo por mim ou esperando eu jogar tudo pra cima? Vem pra cá e me conta nos comentários! Ah, e se inscreve lá no canal para ver que uma concurseira também pode ser youtuber! 😀

2 comentários sobre “Diário de uma Concurseira: Semana 1

  1. juliana disse:

    Oi Manu!! Gostei e me identifiquei bastante!! Me deu até ânimo pra voltar a focar!! Cada minuto é precioso E nenhum tempo por menor que seja é tempo perdido.

    Curtir

Deixe um comentário

