Diário de uma Concurseira – Semana 9: desabafo e epifania

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Começamos mais uma semana com a rotina de sempre: sono, fono e fome na volta pra casa após 4 ônibus nessa cidade maravilhosa. Dia de segunda-feira é sempre um sacrifício não dormir à tarde, visto que o dia começa cedo e eu geralmente durmo pouco na noite anterior. Então o que eu fiz? Dormi sem peso na consciência (ok, talvez um pouco), acordei à noite (pois não, NÃO CONSIGO tirar “apenas um cochilinho”) e não estudei à noite porque não consegui me organizar para isso. Já perceberam que as segundas geralmente são perdidas pra mim? Preciso mudar isso, preciso mudar isso, preciso mudar isso. Mas quem sabe semana que vem.

Terça-feira, 27 de setembro de 2016

Hoje o dia começou com a promessa de ser bem mais produtivo que o de ontem, objetivo que já começou fadado ao fracasso por um simples motivo: O ASSUNTO ERA INFORMÁTICA e Informática é uma coisa que desgraça tanto a minha vida que eu precisei xingar muito no Twitter (já me segue por lá?):

Dado esse trágico panorama, vocês podem pensar que me rendi, desisti de estudar e passei o resto do dia assistindo The Middle (~sonhos~). Mas, para tristeza dazinimigas, eu simplesmente fechei o .pdf de Informática e fui organizar as informações dos concursos que irei realizar. Eu já deveria ter feito isso há algum tempo, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Coloquei TUDO em planilhas maravilhosas do Excel (já falei que sou alok das planilhas <3), o que sempre me ajuda a ter uma visão mais completa da situação. E as duas maiores conclusões que tirei desse momento metódico foi:

  1. O concurso do TRE está ridiculamente difícil e eu nunca vou entender por que eles cobram 10 DISCIPLINAS para TÉCNICO;
  2. O concurso do IFPE está ridiculamente fácil e eu fico muito feliz pois eles cobram apenas 2 DISCIPLINAS para SUPERIOR.

Confesso que, mesmo assim, creio que esse do IFPE servirá mais como teste pra mim, pois meu foco realmente é o concurso da Prefeitura e os tribunais. No caso, tribunais menos TRE pois esse edital está completamente absurdo. Estudei um pouco de Português, fui na MC comprar batatinhas com o meu amor e lembrei que a vida não se limita a um concurso surreal como esse. Antes de dormir, editei o mais novo vídeo do canal e deixei enviando.

Quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Acordei e fui direto para o computador finalizar os detalhes do novo vídeo. Dia de conteúdo no canal é sempre de muita expectativa pra mim (parece bobo, mas é) e eu basicamente só consigo pensar nisso. A ansiedade de organizar tudo, o perfeccionismo de deixar tudo bonitinho e, principalmente: o momento ÉPICO de postar o vídeo tornam essa experiência de ser youtuber muito empolgante! Publiquei, compartilhei e isso tirou meu foco dos estudos, confesso. Por algum motivo ainda desconhecido, não estudei à noite. Acho que alguma região disfuncional do meu cérebro achou que, como eu estudei ontem, eu não precisava me dedicar tanto hoje. Mas até eu, que possuo regiões disfuncionais cerebrais, consigo ver que isso não faz o menor sentido.

De todo modo, assistam ao novo vídeozinho do canal: vlog + Get Ready With Me de um dia muito especial! ❤

Quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mais uma vez acordei visando compensar o prejuízo do dia anterior (odeio isso) e, com a graça de Deus: CONSEGUI. Nossa, em meio a uma semana de altos e baixos, ter um dia de ALTÍSSIMOS é maravilhoso. Hoje foi aquele dia em que fiquei satisfeita, feliz e me sentindo mais sabida, que é meio que o objetivo disso tudo, né? Voltei a estudar Português e decidi ir a fundo, lendo toda a apostila, conferindo anotação no caderno, fazendo exercício, praticando hipnose: nada ficou de fora. Finalizei essa sessão de estudos com uma bateria de exercícios neste site maravilhoso e, ao final, sabem como eu estava? Cansada. Com a vista incomodando. Merecendo uma pausa.

E existem sentimentos mais maravilhosos do que esses quando se trata de estudar?

Tudo isso me fez ter uma das minhas famosas (onde?) epifanias: respeitar o seu ritmo É importante. Sim, tô cansada de gente dizendo que você precisa estudar 17 horas por dia, se trancar no quarto durante meses, não ter vida social, não olhar no celular uma vez, estudar 5 horas seguidas e ai de você se sentir fome ou vontade de fazer xixi. Cansei, cansei dessa ditadura dos estudos para concurso. Sabem como eu vou estudar agora? Do meu jeito, como eu sempre fiz. Eu nunca fui a mais disciplinada nem a mais concentrada. Mas, e jamais falo isso para me gabar, eu consegui passar em tudo que tentei estudando desse jeito doido, sem nexo e, simplesmente, meu. Assim eu me sinto bem; assim eu me respeito. E isso faz muito mais sentido pra mim do que passar 12 horas trancada em um quarto “sofrendo pra ser feliz”.

Para passar em um concurso, você não precisa entregar sua vida a isso.

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ufa, ter momentos catárticos cansa, viu? Acho que por isso que eu decidi gongar a primeira aula da reposição de Raciocínio Lógico (que no caso eu assisti mas pensei em assistir novamente) e simplesmente ficar em casa. Vou logo dizendo que o dia foi de TPM e eu não consegui me organizar para estudar, daí já pulamos para quando meu príncipe veio me ver, conversamos e eu finalmente joguei tudo pra cima oficialmente por causa do final de semana. Esta semana foi a definição do meu maior problema em termos de concurso atualmente: ausência de constância. Notem que isso tem menos a ver com estudar 23 horas por dia e mais a ver com estudar 5 horas por dia, porém todos os dias. Escrever este relato me fez perceber isso e eu estou muito feliz por ter decidido começar esses Diários de uma Concurseira, sabiam? Sendo bem sincera com vocês, às vezes não sinto orgulho do que escrevo e expor minhas dificuldades pra quem quiser ler é um pouco intimidador. Mas agora eu me sinto gratificada por tudo isso. Escrever é uma terapia pra mim e saber que essa prática me trouxe uma conclusão tão importante enche demais meu coração. Afinal, pode ser concurseira e escritora? Pode sim. Pode ser o que você quiser.

RECADO IMPORTANTE NÃO VÁ EMBORA AINDA:

Nesta quinta (06/10) haverá um aulão beneficente no meu cursinho (SIM, É DE GRAÇA) com as disciplinas de Português e Direito Eleitoral. A entrada é 1 kg de feijão e começa às 14h, lá no Espaço Héber Vieira. PRECISA SE INSCREVER, portanto olhem a imagenzinha abaixo e corram atrás de informações! Se você é de Recife e tem o desejo de passar em um concurso… ESTEJA JÁ. APENAS. ESTEJA LÁ.

E venha falar comigo após a aula. Juro que não mordo. 😉

E aí? Se identificou com meu problema e/ou gostou da minha epifania? Vem pros comentários!

Deixe um comentário

