A verdadeira razão pela qual não lemos a Bíblia

Através do meu trabalho com a Christian Standard Bible [n.t. uma tradução da Bíblia em Inglês contemporâneo], encontrei algumas estatísticas sobre leitura bíblica: 88% das famílias americanas possuem uma Bíblia, mas apenas 37% das pessoas leem uma vez por semana ou mais. As pessoas responderam que não leem suas Bíblias porque não têm tempo suficiente e lutam para entender as palavras.

Essas duas frustrações são compreensíveis e todos nós lutamos com elas. Porém, seriam elas as verdadeiras razões pelas quais as pessoas não estão lendo suas Bíblias?

A raiz do problema

Quando você para para pensar, deveríamos ficar realmente entusiasmados com a leitura da Bíblia. O Deus do universo nos deu sua Palavra. Ele poderia ter desistido quando O desobedecemos no Jardim, mas Ele não o fez. Ele nos procurou e falou conosco (Gênesis 3). Saber que nosso Deus gracioso nos deu sua Palavra deveria nos fazer desejar lê-la, mas, muitas vezes, isso não é suficiente.

Não lemos a Bíblia regularmente porque não entendemos como ela funciona. Muitas vezes pensamos que ela fala sobre nós e que a abertura da Escritura só é útil quando pensamos que precisamos dela. Não compreendemos o quão maravilhosa ela é.

Palavra que vive

Não devemos ler a Bíblia como fazemos com qualquer outro livro ou tratá-la como uma fonte de entretenimento. Em vez disso, devemos considerar o que torna a Escritura especial. Paulo diz a Timóteo:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16,17)

Observe os verbos: a Escritura é inspirada por Deus e é útil. Não é que a Escritura foi inspirada, mas agora não é tão relevante. Ela foi, é e será inspirada e útil. Junte esta ideia com as poderosas palavras de Hebreus:

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (Hebreus 4:12,13)

Mais uma vez, a Palavra de Deus é viva e é eficaz e é capaz de julgar os pensamentos do coração. Se Jesus é a Palavra de Deus (João 1:1) e Ele não está morto, então o poder da Palavra de Deus nas páginas da Escritura também não está morto.

Palavra que inspira a adoração

Através da revelação do Espírito Santo, nossos olhos espirituais são abertos à verdade sobrenatural e vivificante da Palavra viva de Deus. Quando abrimos suas páginas, a Bíblia fala conosco e nos chama a “provar e ver que o Senhor é bom” (Salmos 34:8). Em vez de ir à nossa Bíblia por uma migalha de sabedoria para nos conduzir ao longo do dia, devemos abri-la prontos para adorar o Deus que nos encontra lá.

Quer saber o que Deus pensa? Não apenas o que ele pensou, mas o que ele pensa? Abra sua Bíblia. O Espírito vive dentro de você para ajudá-lo a entender a vontade e o caráter de Deus, para ajudá-lo a provar e ver algo novo que você nunca viu antes. Uma passagem que você leu há cinco anos pode falar com você de forma diferente hoje, porque o Deus vivo fala com você através de sua Palavra viva, aqui e agora.

O Verbo que chamou a criação à existência e encheu os pulmões de Adão com oxigênio é a mesma Palavra que cria vida dentro de você. Ele ainda está falando com você porque você foi criado para Ele, e não vice-versa. Quando a leitura da Bíblia é só sobre você, ela se torna obsoleta, como um pão adormecido e duro. Mas quando você ouve de Deus e é atraído para adorá-lo em toda a sua glória, a leitura bíblica é o pão fresco da vida.

 

Por que não lemos nossas Bíblias? Porque nos esquecemos que a Palavra de Deus está viva. Abra a Bíblia não apenas para se inspirar, mas para exultar no Deus que fala.

Texto original: The Real Reason We Don’t Read Our Bibles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s